O que é Internet das Coisas (IoT) e como funciona?

O que é Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)? A Internet das coisas é a Internet em que todos os objectos, incluindo não só os computadores, smartphones e tablets, mas também todas as máquinas, carros e objectos com existência física, estão identificados (têm um endereço IP) e por isso podem interagir com uma rede de comunicações.

o que é internet das coisas

O que é Internet das Coisas (IoT)?

Cada equipamento electrónico, consegue ter sua identificação (feita por rádio frequência “RFID” – tecnologia que usa frequências de rádio para identificar os produtos), que é guardada em uma base de dados. Quando esse equipamento se conecta a uma rede, como por exemplo a Internet, e consegue conectar-se à base de dados, essa rede consegue identificar cada equipamento que esteja registado na base de dados. Essa interactividade da rede com a base de dados, permite que cada equipamento electrónico, consiga comunicar um com o outro, por meio da Internet.

Para ligar objetos e equipamentos à Internet, é necessário um sistema eficiente de identificação. Só assim se torna possível interligar e registar os dados sobre cada uma das coisas. A identificação por rádio frequência conhecida como RFID é um exemplo de tecnologia que disponibiliza esta funcionalidade, mas não a única (por a exemplo, NFC e Bluetooth).

O registo de dados irá favorecer-se da capacidade de detectar mudanças na qualidade física das coisas utilizando as tecnologias sensoriais (sensor technologies). A própria inteligência de cada objecto aumenta o poder da rede de devolver a informação processada para diferentes pontos.

Este é um mundo interligado, onde as comunicações são universais. Onde toda a informação se transporta, de qualquer lugar, para nos permitir tomar decisões, com o mínimo de limitações físicas e da forma mais eficiente possível. Um mundo onde ainda só não será possível o transporte das coisas físicas, de forma (quase) instantânea, como se faz com a informação.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-internet-das-coisas/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário