O que é LDAP e qual é a sua principal vantagem?

O que é LDAP? O LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo de rede que roda em cima do TCP/IP, permite organizar os recursos de rede de forma hierárquica, como uma árvore de directório, onde temos primeiramente o directório raiz, de seguida a rede da empresa, o departamento, o computador do funcionário e por fim, os recursos de rede (impressoras, arquivos etc.) partilhados por ele. A árvore de directório pode ser criada de acordo com a necessidade.

O protocolo LDAP é utilizado em serviços de diretórios como por exemplo, Open Ldap para Sistemas Open Source, EDirectory para Sistemas Novell e Active Directory para Sistemas Microsoft.

Agora que sabe o que é LDAP, conheça a sua principal vantagem:

Uma das principais vantagens do LDAP é a capacidade de facilmente em localizar informações e arquivos disponibilizados. Ao pesquisar pelo sobrenome de um funcionário é possível encontrar dados sobre o mesmo, como o telefone, o seu departamento e outras informações integradas no sistema, para além de ficheiros criados por ele ou que lhe façam referência. Cada funcionário pode ter uma conta de acesso no servidor LDAP, para que possa registar informações sobre si e partilhar ficheiros.

O LDAP dispõe uma grande escalabilidade. É possível replicar servidores (para backup ou balanceamento de carga) e incluir novos servidores de uma forma hierárquica, interligando departamentos e filiais de uma grande multinacional. A organização dos servidores neste caso é similar ao DNS: é mencionado um servidor raiz e a partir daí é possível ter diveriso níveis de sub-servidores, para além de mirrors do servidor principal.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-ldap/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário