O que é máquina virtual e quais as suas vantagens?

O que é máquina virtual? Uma máquina virtual é um software de ambiente computacional em que um sistema operacional ou programa pode ser instalado e executado em um computador real. A máquina virtual emula um computador físico comum, onde os requisitos de CPU, memória, disco, rede e outros hardwares são geridos pela camada de virtualização, que traduz essas requisições para o hardware original.

As máquinas virtuais têm a capacidade de enganar os sistemas operacionais e programas, pois eles acreditam que estão a ser executados diretamente no hardware físico. Isto permite que eles possam ser instalados da mesma forma que seriam dentro do sistema operacional.

As máquinas virtuais trazem algumas vantagens sobre o modelo tradicional, como por exemplo, a possibilidade de partilhar o hardware físico com outras máquinas virtuais, a facilidade de deslocar, copiar ou transferir máquinas virtuais entre computadores, a possibilidade de executar várias máquinas virtuais ao mesmo tempo.

Os administradores também podem tirar proveito de ambientes virtuais para realizar backups, recuperação de desastres, novas implantações de aplicativos, facilitar as rotinas administrativas e diminuir o downtime.

O conceito de máquina virtual também pode ser utilizado como máquinas virtuais a efeito de testes, ou seja, empresas de desenvolvimento que queiram testar os seus produtos ou até mesmos administradores de redes que pretendam montar protótipos e projetos futuros.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-maquina-virtual/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário