O que é NFV (Network Functions Virtualization) e seus benefícios?

O que é NFV (Network Functions Virtualization)? O NFV é um conceito de arquitectura de rede, que oferece uma nova maneira de projetar, implementar e administrar serviços de rede. Separa as funções de rede, como o NAT, Firewall, DNS, cache, detecção de intrusão, etc, dos dispositivos proprietários de hardware, para que eles possam rodar em software.

O NFV foi projetado para consolidar e fornecer os componentes de rede necessários para suportar uma infraestrutura totalmente virtualizada (incluindo servidores virtuais, armazenamento e até mesmo outras redes), utilizando tecnologias de virtualização de IT padrão, sobre servidores de alta capacidade, comutadores (switches) e hardware de armazenamento, para virtualizar funções de rede. É aplicável a qualquer plano de dados de processamento ou função de plano de controlo em infra-estruturas de rede com fio e em redes wireless.

Qual é a História do NFV (Network Functions Virtualization)?

O conceito de Network Functions Virtualization nasce quando provedores de serviços procuravam acelerar a implementação de novos serviços de rede para suportar seus objetivos de receita e crescimento. As restrições dos aparelhos baseados em hardware levaram-nos a aplicar tecnologias de virtualização de TI padrão às suas redes. Para acelerar os progressos no sentido deste objectivo comum, vários fornecedores reuniram-se e criaram o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI).

Agora que sabe o que é NFV, quais são os seus benefícios?

  • Custos reduzidos de equipamento e consumo de energia;
  • Reduz o tempo para implementar novos serviços de rede;
  • Disponibilidade para executar vários aplicativos em um único dispositivo de rede;
  • Agilidade e flexibilidade – escalar rapidamente os serviços para cima ou para baixo para atender às demandas em constante mudança;
  • Apoiar a inovação, permitindo que os serviços sejam fornecidos através de software em qualquer hardware de servidor padrão da indústria;
  • Incentivar um ecossistema mais dinâmico através do desenvolvimento e utilização de soluções de software.
Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-nfv/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário