O que é NFVI e qual a sua importância?

O que é NFVI? Enquanto que o Network functions virtualization (NFV) define padrões para computação, armazenamento e recursos de rede que podem ser usados para construir funções de rede virtualizadas, o NFV Infrastructure (NFVI) é um componente chave da arquitetura NFV que descreve os componentes de hardware e software em que as redes virtuais são construídas.

O NVFI é baseado em componentes de computação padronizados, amplamente disponíveis e de baixo custo, trabalha com servidores (virtuais, bare metal entre outros) e com software, hypervisors, máquinas virtuais e virtual infrastructure managers (VIM) para habilitar a camada física e virtual da rede.

Os padrões NFVI ajudam a aumentar a transparência dos componentes das funções de rede virtual e visam habilitar ambientes multivendor.

Como o NFVI se encaixa no NFV?

o que é nfvi

O que é NFVI e qual a sua importância?

NFVI trabalha diretamente com VNFs e com virtual infrstructure managers (VIMs) e em conjunto com o NFV orchestrator. Os serviços de NFV são instanciados na diretiva do NFV orchestrator, que chama VIMs que controlam os recursos da infra-estrutura subjacente (NVFI).

A importância do NFVI:

NFVI é tão crítico para a realização dos benefícios do negócio delineado pela arquitetura NFV como qualquer outro bloco funcional. Ele fornece os recursos físicos reais e o software correspondente no qual os VNFs podem ser implementados.

NFVI cria uma camada de virtualização que fica bem acima do hardware e abstrai os recursos de Hardware, para que eles possam ser logicamente particionados e fornecidos ao VNF para executar suas funções.

NFVI também é crítico para construir redes mais complexas sem limitações geográficas de arquiteturas de rede tradicionais.

Bibliografia:
sdxcentral

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-nfvi-e-qual-a-sua-importancia/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário