O que é ODF ou OpenDocument Format?

O que é ODF? O OpenDocument Format (ODF) é um grupo de formatos de arquivos para aplicações de escritório (edição de texto, folhas de cálculo, apresentações de slides, base de dados, edição de imagens, entre outros), este é o formato dos arquivos do OpenOffice, desenvolvido com o propósito de disponibilizar um padrão aberto que pode ser adoptado por qualquer pessoa ou instituição. Sendo assim, a distribuição de documentos nesses formatos torna-se bastante mais prática, pois basta a utilização de programas compatíveis, independente de sistema operacional ou plataforma.

O seu nome original é OASIS Open Document Format for Office Applications, o ODF surgiu por iniciativa da OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards), uma organização internacional concebida com o intuito de desenvolver e promover padrões para formatos digitais, especialmente para utilização na internet. A base do ODF é um esquema XML inicialmente concebido por desenvolvedores do OpenOffice.org.

O ODF 1.0 foi aprovado em 1° de maio de 2005, recebendo a homologação ISO 26300, assegurando sua qualidade. Tratando-se de um padrão livre, qualquer software pode implementá-lo. Para incentivar esse prática e para melhorar o padrão, em março de 2006 foi criada a ODF Alliance, tendo como membros várias companhias e entidades, dentre as quais: Corel, EDS, IBM, KDE, Mandriva, Novell, Oracle, Red Hat, phpMyAdmin, GNOME, Bull, entre outras.

A utilização de formatos aberto, ou seja, formatos em que o código-fonte está disponível para qualquer pessoa ou entidade, os desenvolvedores conseguem saber facilmente o que fazer para que seus softwares sejam compatíveis com o padrão. O OpenDocument Format ainda é um incógnita para a grande maioria dos utilizadores “comuns”, mas a sua adopção cresce em várias partes do mundo.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-opendocument-format-odf/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário