O que é OpenStack e como é a sua arquitetura?

O que é OpenStack? O OpenStack é uma plataforma de computação em nuvem de código aberto (o seu código permite que qualquer profissional e empresa interessados possam colaborar com o projecto), capaz de controlar uma enorme quantidade de recursos computacionais (processamento, armazenamento e rede).

A plataforma foi projetada em 2010, numa parceria entre a NASA e a Rackspace Hosting, com objetivo inicial de fazer com que as empresas consumissem serviços de computação em nuvem com elementos de hardware padrão.

Como um gerenciador de IaaS, tem o objectivo de servir como plataforma base para Cloud Pública e Privada. O OpenStack é responsável por administrar as necessidades dos recursos de tecnologias de Informação, autorizações das ferramentas, entregas com escalabilidade e fazer a interação com os hypervisors, ou gerenciadores de máquinas virtuais, suportados pelo ambiente da Infraestrutura como Serviço em Nuvem.

A página OpenStack Marketplace dispõe de uma lista atualizada de como o mercado tem utilizado e oferecido soluções de cloud baseadas em OpenStack. Como pode verificar as empresas dividem-se em diversas sub-categorias.

O que é OpenStack como arquitetura?

Como uma plataforma de computação em nuvem o OpenStack foi projetado para ser bastante escalável e flexível. A plataforma é composta por vários “sub-projetos” que juntos formam o seu núcleo (core). A sua arquitetura é modular e formada por vários componentes que juntos implementam as funcionalidades dos três pilares que sustentam uma infraestrutura de nuvem: Processamento (compute), Rede (networking) e Armazenamento (storing).

o que é openstack

O que é OpenStack como arquitetura?

Cada componente possui um código nome que o identifica e implementa um conjunto de funcionalidades dentro da plataforma, como por exemplo:

Nova (openstack compute)
Neutron (openstack networking)
Swift (openstack object storage)
Cinder (openstack block storage)
Horizon (openstack dashboard)

Para além dos componentes que formam o core do OpenStack a plataforma conta com um conjunto de serviços que integra cada componente para fornecer uma plataforma de IaaS completa. Essa integração é possível porque cada componente disponibiliza um conjunto APIs que permite o acesso às suas funcionalidades. Os serviços que destaco são os seguintes:

Keystone (Identity Service)
Glance (Image Service)
Ceilometer (Telemetry Service)
Heat (Orchestration Service)
Trove (Database Service)

Pode encontrar mais informações sobre estes componentes e serviços na página oficial OpenStack.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-openstack/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário