O que é Placa de Rede, qual a sua função e velocidade?

O que é placa de rede? Placa de rede ou adaptador de rede, em inglês conhecido por NIC (Network Interface Card) é um dispositivo de Hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede.

o que é placa de rede

O que é Placa de rede?

A placa de rede tem como função preparar, enviar e controlar os dados para a rede. Uma placa de rede serve de interface físico entre o computador e o cabo metálico ou cabo de fibra óptica. Nas redes Wi-Fi, os dados são enviados e recebidos através de ondas electromagnéticas. Já existem diversas opções de mercado para placas de rede wireless.

placa de rede wi-fi

O que é placa de rede Wi-Fi?

Alguns computadores mais recentes já vêm de fábrica sem a placa de rede cabeada, limitando-se a ligações sem fios. Por esse motivo, as placas de rede dedicadas, como as com conector PCI, tornaram-se um item restrito aos datacenters e servidores.

Nesses casos, a placa de rede prepara os dados emitidos pelo computador para o cabo de rede, transfere-os para um outro computador e controla o fluxo de dados entre o computador e o cabo. Também traduz os dados que vêm do cabo e converte-os em bytes, para que a Unidade Central do computador (CPU) os compreenda.

Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede, cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; não é possível usar uma placa de rede Token Ring em uma de redes Ethernet, porque ela não conseguirá comunicar-se com as restantes.

O que é Placa de Rede e a sua função você já sabe, mas qual poderá ser a sua taxa de transmissão?

Relativamente à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps a 10 Gbps (10000 Mbps). Deve ser utilizado cabos adequados à velocidade da placa de rede. Por exemplo se usarmos uma placa Ethernet de 10 Mbps, deve ser utilizado cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais. A partir de 100 Mbps o requisito mínimo a nível de cabeamento são cabos de par trançado blindados nível 5.

As placas de rede que suportam cabos de fibra óptica, são uma excepção, pois contêm encaixes apenas para cabos de fibra.

Para redes Token Ring, o recomendável para placas de rede de 4 Mbps é o uso de cabos de par traçado de categoria 3 e cabos de par trançado blindado categoria 4 para placas de 16 Mbps. Devido às imposições de uma topologia em estrela das redes Token Ring, nenhuma placa de rede Token Ring suporta a utilização de cabos coaxiais.

A velocidade máxima de um placa de rede, seja em que sistema operativo for, varia conforme a placa de rede instalada no computador. Se for uma placa de 100 mb/s, o máximo será de 100 mb/s.

Uma limitação da velocidade normalmente está relacionada com o hardware e não a nível de software (com excepções relacionadas com drivers ou virús). Placas de rede, cabos, servidores, routers, pontos de acesso, data centers, congestionamento da rede, ambiente wireless, entre outros, é que definem a verdadeira velocidade a que a placa de rede trabalha.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.