O que é Placa de Rede e qual a sua função?

O que é placa de rede? Placa de rede, também conhecida como NIC (Network Interface Card) é um dispositivo de Hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede.

o que é placa de rede

O que é Placa de Rede?

A placa de rede tem como função preparar, enviar e controlar os dados para a rede. Uma placa de rede serve de interface físico entre o computador e o cabo. Prepara os dados emitidos pelo computador para o cabo de rede, transfere-os para um outro computador e controla o fluxo de dados entre o computador e o cabo. Também traduz os dados que vêm do cabo e converte-os em bytes, para que a Unidade Central do computador os compreenda.

Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede, cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; você jamais poderá usar uma placa de rede Token Ring em uma de redes Ethernet, pois ela simplesmente não conseguirá comunicar-se com as demais.

Relativamente à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps. Deve ser utilizado cabos adequados à velocidade da placa de rede. Por exemplo se usarmos uma placa Ethernet de 10 Mbps, deve ser utilizado cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais. Usando uma placa de 100 Mbps o requisito mínimo a nível de cabeamento são cabos de par trançado blindados nível 5.

Para redes Token Ring, o recomendável para placas de rede de 4 Mbps é o uso de cabos de par traçado de categoria 3 e cabos de par trançado blindado categoria 4 para placas de 16 Mbps. Devido às imposições de uma topologia em estrela das redes Token Ring, nenhuma placa de rede Token Ring suporta a utilização de cabos coaxiais.

As placas de rede que suportam cabos de fibra óptica, são uma excepção, pois contêm encaixes apenas para cabos de fibra.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-placa-de-rede/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário