O que é protocolo MQTT e qual o seu conceito?

Protocolo MQTT (Message Queue Telemetry Transport) está presente no dia a dia da Internet das Coisas (IoT) e o seu principal uso é ao nível da comunicação entre máquina (M2M – Machine-to-Machine). A sua leve aplicação é ideal para a comunicação remota entre dispositivos onde a quantidade de dados comunicados é bastante limitada e onde as redes têm a largura da banda para a comunicação restrita e com alta latência.

Qual o conceito básico do protocolo MQTT?

O conceito básico do protocolo MQTT é o seu modelo de publicação e assinatura (ou publish/subscribe) que consistem de dois tipos básicos de entidades: um broker de mensagens e os clientes.

Protocolo MQTT
Protocolo MQTT – Conceito Básico

– O broker é um grande servidor e é responsável por receber e enviar as mensagens recebidas dos publishers para os subscribers.

– O publisher é responsável por se ligar ao broker e publicar as mensagens.

– O subscriber é responsável por se ligar ao broker e receber as mensagens que ele tiver interesse.

Cada mensagem é enviada para um determinado tópico. Diferente de outros protocolos de mensagem, o publisher envia a mensagem para o broker em um determinado tópico, deixando o broker responsável por receber essa mensagem e fazer uma pré-filtragem da mesma e enviá-la para os subscribers que estivem registrados em um determinado tópico.

O protocolo MQTT possui algumas configurações de mensagem que vão desde o uso de criptografia e até a qualidade do serviço (também conhecido como QoS). O QoS varia de 0 a 2:

– QoS 0, não tem a confirmação de entrega da mensagem e quem envia não armazena a mensagem para retransmissões;

– QoS 1, que tem a confirmação de entrega com reconhecimento realizado;

– QoS 2, que garante a entrega da mensagem exatamente uma vez, com envio de confirmação de recebimento.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.