O que é Proxy e como funciona?

O que é Proxy? Proxy é um servidor (um sistema de computador ou uma aplicação) que funciona como intermediário entre o computador do usuário e a Internet e assegura que toda a transmissão de dados entre o utilizador e a Internet esteja autorizada.

Um servidor Proxy pode por opção, alterar o pedido do cliente ou a resposta do servidor ou pode ainda disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar ao servidor indicado. Pode também actuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações normalmente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

o que é Proxy

O que é Proxy?

Agora que já sabe o que é Proxy, veja como funciona:

Os servidores Proxy economizam largura de banda, pois armazenam uma cópia das páginas da Internet visitadas frequentemente. Quando um browser pede uma página armazenada na cache do servidor Proxy, esta é fornecida pelo servidor Proxy, tornando-se mais rápido do que ir à Internet. Os servidores Proxy também melhoram a segurança através da filtragem de algum conteúdo da Internet, estes verificam se o pedido não vai de encontro a nenhuma regra de filtragem estipulada, por exemplo, podem haver filtros relacionados com endereços IP, www e/ou protocolos.

Os servidores proxy são utilizados sobretudo por redes em organizações e empresas. Normalmente, as pessoas que se ligam à Internet a partir de casa não utilizam um servidor proxy.

Existem vários tipos de servidor Proxy, na qual se destaca a Proxy transparente, que é um método para obrigar os utilizadores de uma rede a utilizarem o Proxy.  A transparência é conseguida interceptando por exemplo, o tráfego HTTP e reencaminhando-o para o Proxy mediante a técnica ou variação de port forwarding. Assim, independentemente das configurações explícitas do utilizador, a sua utilização estará sempre condicionada às políticas de utilização da rede.

Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento a sistemas distribuídos. A maioria dos proxies é proxy web (proxy de armazenamento local (ou cache)), o que facilita o acesso ao conteúdo na World Wide Web ao mesmo tempo que fornece anonimato.

Bibliografia:

Microsoft

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-proxy-e-como-funciona/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

One Response

Escreva um Comentário