O que é QoS (Quality of Service) e qual a sua função?

O que é QoS (Quality of Service)? O QoS é definido como a capacidade de uma rede reconhecer e priorizar diferentes requisitos de serviço de tráfego de aplicativos diferentes, que fluem através da mesma. Os roteadores que têm a função de QoS podem ser configurados de forma a priorizar certos tipos de pacotes, tais como voz ou vídeo.

O QoS é bastante usado em redes que suportam o serviço de VoIP, pois quando a capacidade de tráfego da rede está próxima do máximo, você deve informar o roteador de quais os pacotes que devem ser enviados em primeiro. Os pacotes de voz, na maioria das vezes têm prioridade, pois a voz deve ser transmitida em tempo real. Caso a rede esteja sobrecarregada e o QoS não esteja habilitado para os pacotes de voz, a qualidade de ligação pode ser seriamente afetada.

o que é qos

O que é QoS?

Sem QoS, os pacotes são atendidos em uma rede em um first-in, first-out (FIFO). Em tais cenários, não são atribuídos prioridade aos pacotes, com base no tipo de aplicativo que eles suportam. Como resultado, não é possível tratamento diferenciado para diferentes tipos de tráfego de aplicativos.

O QoS permite que o provedor de serviços (ISP) utilize uma infra-estrutura de rede para oferecer vários serviços de aplicativos, economizando assim os custos de capital e operacionais envolvidos na manutenção de várias redes para cada uma das aplicações separadamente. Embora os fluxos de tráfego de rede sejam de natureza dinâmica, o QoS permite que o provedor de serviços maximize a utilização de recursos da rede, aumentando assim seus lucros. O QoS maximiza a utilização de recursos de rede e optimiza a geração de receita, fornecendo acesso prioritário à largura de banda da rede para tráfego de alta prioridade e permitindo que tráfego de baixa prioridade ganhe largura de banda na ausência de tráfego de alta prioridade.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-qos/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário