O que é Ransomware, como se propaga e como combatê-lo?

O que é ransomware? Ransomare é um tipo de software malicioso (malware), que tem a finalidade de restringir o acesso ao seu computador, para desbloquear o seu computador é pedido um valor de resgate, normalmente é usada a moeda virtual bitcoin para que se torne quase impossível rastrear o criminoso.

Este tipo de ataque age codificando os dados do sistema operativo, recorrendo a algoritmos de criptografia bastante eficientes. Assim que o seu computador é infectado, o malware codifica os dados do utilizador, sem que este se aperceba, assim que terminado, emite um pop-up avisando que o computador só será desbloqueado quando pagar o valor exigido. Muitos utilizadores, em desespero, acabam por efectuar o pagamento do resgate, mas depois nada acontece!

O ransomware propaga-se tal e qual como os outros tipos de malwares (Vírus, Trojan, Spyware, Worm), através das redes sociais, mensagens instantâneas (WhatsApp ou Skype), aplicações duvidosas instaladas ou através de sites falsos. A mensagem é acompanhada de um argumento para o utilizador clicar em um link ou num anexo que o levará ao ransomware.

Existem vários exemplos de propagação, como por exemplo, o texto poderá dizer que tem uma dívida que deve saldar, um assunto pendente com a polícia, alguma actualização do seu computador, assunto pendente com o seu banco ou fotos picantes de uma personalidade famosa.

A melhor forma de combater este tipo de fraude é ser o mais desconfiado possível e ter sempre actualizado o seu anti-vírus.

A título de curiosidade, entenda o que é ransomware em inglês ou o que significa: ransom é um termo em inglês utilizado em referência a resgate e ware vem de software.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-ransomware/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário