O que é Trojan? Como se proteger?

O que é Trojan?

O cavalo de Tróia da mitologia aparentava ser uma prenda, mas na realidade continha no seu interior soldados gregos que se apoderaram da cidade de Tróia. Do mesmo modo, os ‘trojan horses’, modernos cavalos de Tróia, são programas de computador que aparentam ser software útil, mas na realidade comprometem a segurança do utilizador e causam muitos danos.

Os Trojan horses propagam-se quando as pessoas abrem inadvertidamente um programa, porque pensam que a mensagem é proveniente de uma fonte legítima.

o que é trojan
Os dois tipos mais comuns de Trojans são os Keyloggers (que normalmente são utilizados para roubar senhas) e os Backdoors (arquivos que possibilitam aberturas de portas para invasão). Diferente dos Vírus e Worms, eles normalmente não se auto copiam, não necessitam infectar outros programas para executar as suas funções: eles são autónomos e necessitam apenas de ser executados, costumam instalar-se com arquivos que quando apagados podem gerar perda de dados.

Agora que sabe o que é Trojan veja como se proteger:

Ao instalar software anti-malware eficaz, pode proteger os seus dispositivos – PC, computadores portáteis, Mac, tablets e smartphones – contra Trojans. Uma solução anti-malware rigorosa, como o Kaspersky Anti-Virus detectará e evitará ataques de Trojans ao seu PC

Bibliografia:

Microsoft

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-um-trojan/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário