O que é Virtualização e quais as suas principais vantagens?

O que é Virtualização? Em computação, virtualização é uma tecnologia que permite simular uma plataforma de hardware, através de um componente de software. O software cria uma máquina virtual que emula um computador tradicional, com todas as suas características.

Existem diferentes tipos de virtualização, mas o conceito é semelhante: simulação de várias máquinas virtuais, dentro de um servidor físico, a máquina real. O que difere é a forma como a virtualização é feita, a forma como o software que corre nas máquinas virtuais acede aos recursos disponibilizados pelo hardware, a isolação dos recursos, o desempenho obtido, etc.

O principal componente numa arquitectura de virtualização é o hardware físico, que será utilizado. Ou seja, o servidor, com a sua RAM, CPU e disco, em cima do qual será instalada a camada de software (hypervisor) que permite emular computadores virtuais. Este hardware é designado frequentemente de host físico ou hospedeiro.

O que é virtualização e quais as suas principais vantagens?

Virtualizar significa executar vários sistemas operacionais e aplicações em um único servidor; consolidar o hardware de modo a aumentar a produtividade com um número menor de servidores, economizar nos custos gerais de TI (Tecnologia da Informação) e acelerar e simplificar a gestão da TI e a implementação e manutenção de novos aplicativos.

A virtualização tornou-se um componente chave para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente com o intuito de reduzir custos das empresas e a complexidade com o ambiente de TI.

A virtualização é muitas vezes confundida com Cloud. Virtualização é uma tecnologia, Cloud é um conceito. Mas a virtualização é um componente fundamental da Cloud.

Um dos componentes críticos para a implementação de um projeto de virtualização, são as ferramentas de gestão, responsáveis por administrar tanto o ambiente físico como o virtual, além do sistema operacional e aplicativos. Como complemento, é desejável que a virtualização seja acompanhada de uma simplificação e automação na configuração da rede, com o uso de uma solução SDN.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-virtualizacao/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário