O que é VLAN, quais as suas características e benefícios?

O que é VLAN? Uma VLAN (Virtual Local Area Network) é a junção de dispositivos de uma rede local em um agrupamento lógico, com a intenção de dividir a rede em pequenos domínios de propagação. As VLANs representam uma solução alternativa ao uso dos routers para a contenção de quadros de propagação, permitindo aos switches a capacidade de contenção deste tipo de tráfego. Ao se configurar uma VLAN em uma porta de um switch, é como se usássemos um router para conter os broadcasts em um segmento. Cada VLAN transforma-se em um domínio de propagação individual.

o que é vlan

O que é VLAN?

Quando um elemento da rede envia um broadcast para os outros elementos do seu segmento, apenas os elementos determinados pela VLAN possuem a capacidade de recebê-lo, isto é, o broadcast é transmitido apenas para as portas de um switch, localizadas na mesma VLAN. As VLANs não possuem limitações físicas e podem ser organizadas por localização de hosts, função, departamento, aplicações ou protocolos, sem se preocupar com a localização de recursos ou utilizadores.

As VLANs resolvem alguns dos problemas de escalabilidade das grandes redes de topologia plana, ao separar um único domínio de difusão em partes menores. Cada parte é atribuída a uma LAN virtual. Tenha em consideração que cada LAN virtual contém as características de escalabilidade de uma LAN comum, desta forma, uma VLAN por si só não é suficiente na resolução dos problemas com quadros de broadcast herdados de uma rede que contenha topologia plana.

O que é VLAN você já sabe, mas que benefícios possuem?

– Controlo de Broadcast: Da mesma forma que os switches isolam domínios de colisão e encaminham o tráfego para a porta apropriada, VLANs aprimoram este conceito oferecendo um isolamento completo entre as VLANs. Uma VLAN é um único domínio de difusão e todo o tráfego broadcast ou multicast é composto por ela.

– Segurança: A competência das VLANs para servirem de firewalls também podem satisfazer os requisitos mais rigorosos de segurança e desta forma substituir grande parte das funcionalidades dos routers nessa área. As VLANs podem garantir a segurança de duas formas:
• Utilizadores especiais, mesmo que estejam localizados em diferentes meios físicos, podem ser agrupados em uma VLAN e nenhum utilizador fora da VLAN poderá comunicar-se com este grupo.
• Devido às VLANs serem grupos lógicos que se comportam como entidades fisicamente separadas, a comunicação entre VLANs é executada por um router. Quando a comunicação entre VLANs é feita através de um router, todas as  funcionalidades de segurança e filtragem que os routers tradicionalmente dispõe podem ser utilizados.

– Desempenho: Quando os utilizadores estão conectados ao mesmo segmento, a largura de banda total da mídia é dividida por todas e desta forma, quanto maior for o número de utilizadores conectados no mesmo segmento menor será a quantidade de banda larga para cada um. Se o compartilhamento se torna muito elevado irá haver uma perda de desempenho nas aplicações compartilhadas.

– Gerenciamento da Rede: O agrupamento lógico de utilizadores independente da sua localização física ou geográfica proporciona uma gestão da rede mais fácil. Não será mais necessário manusear cabos para que se possa mover um usuário de uma rede para outra. A realização de alterações é possível através de uma simples inclusão de uma porta do switch na VLAN apropriada.

– Alto desempenho e diminuição da latência de rede: Quando a rede se expande, mais routers serão necessários para dividir a rede em domínios de propagação. Quando o número de routers aumenta, a latência começa a degradar o desempenho da rede. Um alto grau de latência na rede é um problema para muitas aplicações, mas é particularmente preocupante para novas aplicações com atributos de tempo real. Os switches podem utilizar VLANs para efectuar a divisão da rede em domínios de difusão, com o resultado de diminuir os tempos de latência, quando comparados aos routers.

– Custo: A interface de um router é mais dispendiosa que as de um switch. Para mais, a utilização de switches e a implantação de VLANs proporciona que uma rede seja segmentada a um custo mais baixo se comparado com a segmentação da rede através de routers.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-vlan/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário