O que é VOIP e como funciona?

Se você nunca ouviu falar do VoIP, prepare-se para mudar sua maneira de pensar sobre ligações de longa distância. VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método para pegar sinais de áudio analógicos, como aqueles que você ouve quando fala ao telefone, e transformá-los em dados digitais que podem ser transmitidos pela internet.

Como isso é útil? O VoIP pode transformar uma conexão de internet em uma maneira de fazer ligações telefónicas gratuitamente. A conclusão prática disso é que usando algum dos softwares VoIP gratuitos que estão disponíveis para fazer ligações pela internet, você está dispensando os serviços da companhia telefónica (e suas tarifas).

O VoIP é uma tecnologia revolucionária que tem o potencial de reformular completamente os sistemas telefónicos mundiais. Existem mais de 10 operadoras de VoIP que podem ser usadas no Brasil (Vono, Skype, Vox2go, MundiBrasil, Nikotel, Via Voice, Clubefone, Primeira Escolha, UOL e Conexion). Algumas oferecem planos de minutos, mas a maioria trabalha com sistema de créditos: você paga adiantado um valor à operadora, que fica contabilizado como crédito. À medida que você faz ligações, os créditos são debitados são debitados da sua conta. Nos Estados Unidos, existem planos onde é possível fazer ligações VoIP à vontade, pagando apenas uma mensalidade fixa.

O protocolo utilizado em ligações VOIP pode ser SIP, IAX, h.323, MGCP, XMPP, ou outros, porém, atualmente o protocolo SIP tem sido melhor aceite pelas empresas de telecomunicações tendo uma boa difusão no mercado de telefonia.

Acima de tudo, o VoIP é basicamente uma “reinvenção da roda” inteligente. Neste artigo, veremos os princípios do VoIP, suas aplicações e o potencial desta tecnologia emergente, que um dia provavelmente vai substituir o sistema telefónico tradicional completamente.

O interessante do VoIP é que não há apenas uma maneira de fazer uma ligação. Existem 3 “sabores” diferentes de serviços VoIP sendo usados hoje:

  • ATA – a maneira mais simples e comum é pelo uso de um dispositivo chamado ATA (adaptador telefônico analógico). O ATA permite que você conecte um telefone comum ao seu computador ou sua conexão de internet para usar com VoIP. O ATA é um conversor analógico-digital. Pega o sinal analógico de seu telefone e converte em dados digitais para transmissão pela internet. Alguns provedores estão distribuindo ATAs gratuitamente com seus serviços. Você simplesmente tira o ATA da caixa, conecta o fio do seu telefone (que normalmente é conectado na tomada da parede) no ATA, e está pronto para fazer ligações VoIP. Alguns ATAs podem ter software adicional, que é instalado no computador e o configura automaticamente.
  • Telefones IP – estes telefones específicos parecem um telefone comum com monofone, gancho e teclas. Mas ao invés de ter os conectores telefónicos padrão RJ-11, telefones IP têm conectores RJ-45 Ethernet. Os telefones IP conectam-se diretamente em seu roteador e contêm todo o hardware e software integrado para fazer uma ligação IP. Em breve, telefones IP Wi-Fi (Wireless Fidelity) estarão disponíveis, permitindo que os assinantes possam fazer ligações VoIP de qualquer ponto ativo Wi-Fi (tipo de redes locais sem fio).
  • Computador para computador – esta é certamente a maneira mais fácil de usar o VoIP. Você não precisa pagar nem pelas ligações de longa distância. Existem várias empresas oferecendo software grátis ou de baixo custo para serem usados neste tipo de VoIP. Tudo que você precisa é o software, um microfone, alto-falantes, uma placa de som e uma conexão com a internet, preferencialmente uma conexão rápida a cabo ou com modem DSL. Além de sua mensalidade normal do provedor de internet, normalmente não há custos para ligações de computador para computador, não importa a distância.

Se você está interessado em usar o VoIP, deve procurar algum dos softwares VoIP disponíveis na internet. Provavelmente vai levar de 3 a 5 minutos para baixar e instalar. Peça para um amigo baixar o programa também, e você pode começar a experimentar o VoIP para ver como funciona. Um bom lugar para procurar é http://www.skype.com.

Mas há grandes chances de você já estar fazendo ligações VoIP toda vez que faz uma ligação de longa distância. As companhias telefônicas usam o VoIP para organizar suas redes. Direcionando milhares de ligações através de um circuito comutador e uma porta de comunicação IP, eles podem reduzir a largura da banda que usam a longo prazo. Assim que a ligação é recebida no outro lado da chamada, é descomprimida, reagrupada e direcionada a um comutador de circuitos local.

Apesar de levar algum tempo, esteja certo de que no final das contas todas as redes de comunicação de circuitos atuais serão trocadas por tecnologia de comutação de pacotes (veremos mais sobre comutação de pacotes e circuitos mais adiante). A telefonia IP faz sentido em termos de economia e condições de infra-estrutura. Mais e mais empresas estão instalando sistemas VoIP e a tecnologia continuará a crescer em popularidade à medida que entra em nossas casas. Talvez os maiores atrativos da VoIP para usuários domésticos sejam preço flexibilidade.

Com o VoIP, você pode fazer uma ligação de qualquer lugar com conectividade banda larga. Quando os telefones IP ou ATAs transmitem suas informações pela internet, podem ser administrados pelo provedor em qualquer lugar onde haja uma conexão. Então, profissionais podem levar seus telefones ou ATAs em viagens e sempre ter acesso a suas casas. Outra alternativa é o softphone. Um softphone é um software que carrega o serviço VoIP em um computador ou laptop. O Vonage softphone tem uma interface em sua tela que parece um telefone comum. Tendo um fone de ouvido com microfone, você pode fazer ligações de seu laptop de qualquer lugar onde haja conexão banda larga no mundo.

A maioria das empresas VoIP estão oferecendo planos por minuto estruturados como contas de celular por US$ 30 por mês. Por outro lado, algumas oferecem planos ilimitados por US$ 79. Com a eliminação dos custos não regulamentados e as vantagens gratuitas incluídas, estes planos podem ser uma grande economia.

A maioria das empresas VoIP fornecem serviços que as companhias telefônicas normais cobram à parte quando adicionam ao seu plano de serviço. O VoIP inclui:

  • identificação de chamadas (em inglês)
  • chamada em espera
  • transferência de chamada
  • rediscagem
  • retorno de chamada
  • teleconferência

Há também opções de seleção de chamadas, disponíveis em algumas operadoras. Estes serviços usam a identificação de chamadas para permitir que você decida como as chamadas de um determinado número devem ser recebidas. Você pode:

  • redirecionar uma chamada para um número determinado;
  • enviar a chamada direto para seu correio de voz;
  • dar sinal de ocupado;
  • tocar uma mensagem de “fora de serviço”;
  • enviar a chamada para uma linha de rejeição de chamadas.

Com muitos serviços VoIP, você também pode checar sua caixa de voz via web ou anexar mensagens a um e-mail que é enviado para seu computador ou laptop. Nem todos os serviços VoIP oferecem todas as características acima. Os preços e serviços variam, então, se estiver interessado, o melhor é fazer uma pesquisa.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-voip-como-funciona/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário