Privacidade Windows 10 é um tema controverso, pois apesar deste sistema operativo ser bastante apreciado pela maioria dos seus utilizadores, a questão da política de privacidade deixa enormes críticas, pois o Windows 10 monitoriza tudo aquilo que você faz através do sistema operativo.
A Microsoft defende-se e refere que esta política de privacidade serve apenas para melhorar o próprio sistema operativo e que qualquer utilizador tem a possibilidade de permitir ou não o envio de dados para a Microsoft.
Privacidade Windows 10, como se proteger?
Para desativar as políticas de privacidade do Windows 10, siga os seguintes passos:
1 – No menu iniciar seleccione “Definições” e escolha a opção “Privacidade”.
2 – Nas opções de privacidade na aba “Geral” desactive os anúncios segmentados por ID, para a Microsoft não poder relacionar seus hábitos de navegação online com anúncios publicitários e desligue a opção “Envie informações à Microsoft sobre como escrever para nos ajudar a melhorar a escrita no futuro” clicando no respectivo botão.
3- Na aba “Localização” desactive esta opção clicando no botão “Alterar” e de seguida escolha desactivar. Esta secção está centrada em dados de geolocalização, que são usados por aplicativos de previsão do tempo, mapas e os não bem vindos anúncios. Caso não use um desktop talvez lhe dê algo jeito esta opção activada através de outro dispositivo mas se não lhe for útil desligue.
4 – Na aba “Voz, tinta digital e escrita” clique no botão “Deixar de me conhecer” e desactive esta funcionalidade.
5 – Na aba “Informações de conta” se você não acede à “Microsoft Store” desactive esta opção.
6 – Na aba “Contactos” infelizmente não existe nenhuma opção para desactivar tudo, analise que aplicativos precisam de aceder aos seus contactos e desligue os que acha que não é necessário.
Estas são as principais opções que você deve desactivar, com estas mudanças realizadas você irá complicar a intenção da Microsoft em “espiá-lo”.