Protocolo ICMP, qual a sua funcionalidade e formato do pacote?

Protocolo ICMP (Internet Control Management Protocol) é um protocolo associado ao protocolo TCP/IP, definido pela RCF 792, e está presente em todas as suas implementações. O protocolo ICMP realiza a troca de pacotes de controlo, com o objetivo de determinar acessibilidade, tempos de acesso (round-trip time) e rotas utilizadas para acesso entre máquinas. Este protocolo acarreta informações de controlo e diagnóstico, enunciando falhas TTL do pacote IP que expirou, erros de fragmentação, routers intermediários congestionados, entre outros.

Dois comandos bastante simples, que fazem uso intenso de pacotes ICMP, e são bastante úteis em operações básicas de teste de acesso a hosts, bastante utilizados por ferramentas de gestão de redes: o comando ping e o comando traceroute (usado em sistemas operativos Linux) ou comando tracert (usado em sistemas operativos Windows).

O protocolo ICMP é similar ao protocolo UDP pois utiliza mensagens que cabem em um só datagrama, sendo porém ainda mais simples, pois não contém a indicação no seu cabeçalho dos portos de origem. As mensagens ICMP são interpretadas pelo software de rede pelo que não é necessário indicar os portos.

Uma mensagem ICMP é encapsulada no protocolo IP. Embora seja encapsulado dentro do pacote IP, o protocolo ICMP não é considerado um protocolo de nível mais alto. A mensagem ICMP é sempre destinada ao host origem da mensagem, não existindo nenhum mecanismo para informar erros aos routers no caminho ou ao host destino. As mensagens ICMP contêm um identificador principal do tipo (TYPE) e um identificador de sub-tipo (CODE), na seguinte figura conheça o formato do pacote ICMP:

protocolo icmp

Pacote ICMP

TYPE (8 bits): define o tipo mensagem, por exemplo, se o valor for 8 é uma requisição (echo request). Se o conteúdo for 0 é uma resposta (echo reply).
CODE (8 bits): usado em conjunto com o campo TYPE para identificar o tipo de mensagem ICMP que está a ser enviada.
CHECKSUM (16 bits): verifica a integridade do pacote ICMP.
MESSAGE ESPECÍFICA (Tamanho Variável): possui o conteúdo da mensagem ICMP.

Existem diversas mensagens que o ICMP pode fornecer e cada uma é representada por um tipo ou código, conforme é mostrado na imagem seguinte.

protocolo icmp

Mensagens ICMP

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/protocolo-icmp/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário