SDN e NFV quais as diferenças e como se complementam um ao outro?

SDN e NFV estão claramente relacionados, mas quais as diferenças entre ambos e como se complementam um ao outro?

SDN tem o seu começo em redes de Campus. Os pesquisadores frustrados com a necessidade de mudar o software nos dispositivos de rede, tiveram a ideia de tornar o comportamento dos dispositivos de rede programável, permitindo assim, que estes sejam controlados por um elemento central. Isso levou a uma formalização dos principais elementos que definem hoje a SDN:
• Separação das funções de controlo e encaminhamento;
• Centralização do controlo;
• Capacidade de programar o comportamento da rede usando interfaces bem definidas.

A seguinte área de sucesso para SDN foi em data centers em nuvem. À medida que o tamanho e o escopo desses data centers se expandiam, tornou-se claro que era necessário uma melhor solução para conectar e controlar o rápido crescimento de máquinas virtuais.

Enquanto a SDN foi criada por pesquisadores e arquitetos de data centers, a NFV foi criada por um consórcio de provedores de serviços. Os provedores de serviços tentaram acelerar a implantação de novos serviços de rede para avançar os seus planos de crescimento e descobriram que as aplicações baseadas em hardware limitavam sua capacidade de atingir esses objetivos. Eles olharam para as tecnologias de virtualização de TI padrão e descobriram que o NFV ajuda a acelerar a inovação e o provisionamento dos serviços.

SDN e NFV, como se complementam?

As metas do NFV podem ser alcançadas usando mecanismos não-SDN, contando com as técnicas atualmente em uso em muitos data centres. Mas as abordagens baseadas na separação dos planos de controlo e reencaminhamento de dados, conforme proposto pelo SDN, podem melhorar o desempenho, simplificar a compatibilidade com as implantações existentes e facilitar os procedimentos de operação e manutenção. A NFV é capaz de suportar o SDN fornecendo a infra-estrutura sobre a qual o software SDN pode ser executado.

A combinação de SDN e NFV fornece uma solução ótima:
• Um aparelho caro e dedicado é substituído por hardware genérico e software avançado.
• O plano de controle de software é movido de um local caro (em plataforma dedicada) para um local optimizado (servidor em um data center ou POP).
• O controle do plano de dados foi abstraído e padronizado, permitindo a evolução da rede e da aplicação sem a necessidade de upgrades de dispositivos de rede.

SDN e NFV complementam-se um ao outro, mas nenhum depende um do outro. O SDN contribui com a automação de rede que permite que as decisões baseadas em políticas orquestrem qual tráfego de rede vai para onde, enquanto o NFV se concentra nos serviços.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/sdn-e-nfv-diferencas/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário