Tipos de rede: LAN, MAN, WAN, WLAN, PAN, SAN. Quais as diferenças?

Tipos de rede no contexto de informática é definido como um conjunto de computadores e outros equipamentos interligados entre si, que partilham informação, recursos e serviços. A classificação de redes de informática podem dividir-se em diversas categorias, estas podem ser classificadas de acordo com:

  • Débito (baixo, médio, alto, muito alto)
  • Topologia (bus, anel, estrela, mesh)
  • Meios físicos (cobre, fibra óptica, micro-ondas, bluetooth, etc)
  • Tecnologia de suporte (broadcast, comutação de pacotes, comutação de circuitos, ponto-a-ponto, etc)
  • Ambiente em que se inserem (redes de escritório, redes industriais, redes militares, redes de sensores, etc)
  • Tecnologia de transmissão (redes ethernet, redes token-ring, redes FDDI, Redes ATM, etc)

No entanto, a classificação mais frequente baseia-se na área geográfica ou organizacional, onde os termos mais falados são: LAN, MAN, WAN, WLAN, PAN, SAN.

Tipos de rede: LAN, MAN, WAN, WLAN, PAN, SAN

Rede LAN (Local Area Networks) – também conhecida como rede local, é uma rede que liga vários computadores e outros equipamentos de rede, numa área relativamente pequena ou limitada, como um edifício, um escritório ou por exemplo um Campus Universitário.

Rede MAN (Metropolitan Area Networks) – faz a interligação de redes locais que estejam próximas geograficamente (dezenas de quilómetros). A área abrangida corresponde no máximo a uma cidade.

Rede WAN (Wide Area Networks) – é uma rede que interliga redes locais, metropolitanas e outros equipamentos a grandes distâncias, no entanto, aquilo que nós definimos como grande distância pode variar imenso, esta rede consegue abranger um país ou até mesmo um continente.

Rede WLAN (Wireless Local Area Network) – também conhecidas como redes locais sem fios, são utilizadas em situações que é necessário mobilidade, são flexivies e de fácil utilização. É bastante usada em ambientes residenciais, em empresas e em lugares públicos como por exemplo centros comerciais.

Rede PAN (Personal Area Networks) – também conhecidas como redes de área pessoal, utilizam comunicação sem fios para interligar dispositos (portáteis, smartphones, etc). O alcance está limitado a algumas dezenas de metros. Um exemplo de uma rede PAN é uma rede aD-Hoc.

Rede SAN (Storage Area Network) – estas redes abrangem um conjunto de equipamentos computacionais e de armazenamento de massa, normalmente, localizados num data center, são usadas para ligações de muito curta distância.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/tipos-de-rede-lan-man-wan-wlan-pan-san/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário